quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Moda e 'tendências'



Cá estou eu, mais uma vez falando sobre o mundo da moda e os preconceitos que o permeia, mas hoje eu vou falar de um preconceito que eu tenho notado que vem das próprias pessoas do mundo da moda e, geralmente, de pessoas que eu admiro muito por terem uma visão nada afetada desse mundo, é o preconceito contra as benditas ‘tendências’. Eu estava lendo um blog que tem posts interessantíssimos, super reflexivos, sobre moda e me deparei com um post que falava muito mal das tais ‘tendências’ que mudam a cada estação, e que esse é um dos principais fatores da elitização da moda, que a cada estação peças são fadadas ao fracasso e outras viram o ‘tem-que-ter’ da estação e que a maior parte da população não tem dinheiro para bancar isso. Ok, a moda tem sim um caráter efêmero e as tendências mudam a cada estação, mas e se não existissem as tais tendências, como seria? Já observou que nós, seres humanos, temos a mania de imitar quem admiramos? Isso é fato, quando somos crianças amamos vestir as roupas e sapatos da nossa mãe, quando viramos adolescentes amamos nos vestir como a nossa irmã mais velha e quando vamos ficando mais velhas, por mais que já tenhamos um estilo mais formado, sempre ficamos de olho nos looks daquela nossa amiga que se veste super bem ...e por aí vai, imitar está no nosso sangue e sempre que algo ou alguém é super imitado aí surge uma tendência, e nem adianta tentar fugir delas, elas são uma conseqüência natural da moda. Mas aí entra aquela velha questão que eu estou sempreee falando, a chave é o equilíbrio, as tendências sempre existiram e sempre existirão, mas você vai seguir todas elas? Nãoo, nada de ser uma fashion victim, por favor, domine a moda ao invés de ser dominada por ela, use o que combina com você. Vou usar a mesma conclusão que eu usei em um post atrás: a moda é efêmera, passageira e transitória? Que bom, nós também somos, não? Então vamos brincar, nos divertir e nos expressar, esse é o ponto!! (Repetição ajuda a gravar, hahaha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário