segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nova Paixão: Fotografia Analógica

Oie, eu estava com saudades de vocês!! Estou sem internet acreditam? Mas estou aqui aproveitando a internet da faculdade para postar. Eu vivo dizendo aqui o quanto eu sou uma menina retrô, eu devo ter nascido na época errada, sou apaixonada pelo cinema antigo, por vestidos rodados, por vespas, por penteadeiras...e a minha nova paixão é uma máquina fotográfica analógica (sim, daquelas que funcionam com filme) chamada Lomo, já ouviram falar? Bem, para quem não conhece,   a história da lomografia começa em 1982, quando o Ministério da Indústria e da Defesa Soviético encarregou a empresa Lomo de produzir em massa máquinas fotográficas simples e resistentes.Seu mecanismo mantinha o diafragma automaticamente aberto pelo tempo necessário para se obter a exposição, o que permitia longas exposições em condições de pouca luminosidade. Esta curiosa câmera começou a se tornar objeto de culto em todo o mundo a partir de 1991, quando estudantes austríacos conheceram a pequena LC-A e começaram a utilizá-la em situações cotidianas, sem preocupação com o enquadramento. A lomografia enfatiza a espontaneidade da fotografia tirada ao acaso, em detrimento da técnica formal e é capaz de produzir fotos incríveis. Olha que interessantes as 10 regras de ouro da lomografia:
  1. Leve a sua câmera aonde você for.
  2. Use sua câmera a qualquer hora, dia ou noite.
  3. A Lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.
  4. Experimente fotografar a partir da cintura (isto é, sem enquadrar com os olhos).
  5. Aproxime-se o máximo que puder de seu objeto de desejo lomográfico
  6. Não pense.
  7. Seja rápido.
  8. Você não precisa saber antes o que fotografou.
  9. E nem (saber) depois.
  10. Não se preocupe com as regras.    
Interessante, não? O meu modelo é a Diana mini e é essa versão muito fofa cheia de nuvenzinhas, vou tentar tirar umas fotos para o blog com ela.

5 comentários:

  1. Eu já vi vários blogs comentarem sobre essa máquina, deve ser a coisa mais fofa. Depois eu quero ver algumas fotos, coloca pra gente ver :}
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Lari, depois eu te mostro, estou apaixonadaaa por ela. Eh mto linda. Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Olá Thaise, onde você tem revelado seus filmes? Estou voltando à fotografia analógica e ainda não sei onde revelar os filmes em Brasília. Pretendo com o tempo montar um laboratório "em casa". Mas por hora vou ter que me virar com algum laboratório.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaise, eu curti fotografia analógica P&B durante muito tempo, mas não conhecia a Diana. Uma graça! Gostaria de vender uma máquina alemã Agfa, dos anos 50, e uma Canon AL-1 dos anos 80. Se você ou seus leitores souberem de algum interessado, meu e-mail é rmlferreira@ig.com.br. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaise, eu curti fotografia analógica P&B durante muito tempo, mas não conhecia a Diana. Uma graça! Gostaria de vender uma máquina alemã Agfa, dos anos 50, e uma Canon AL-1 dos anos 80. Se você ou seus leitores souberem de algum interessado, meu e-mail é rmlferreira@ig.com.br. Obrigada!

    ResponderExcluir