segunda-feira, 27 de junho de 2011

Coisas que uma estudante de Moda não é...

Gente, eu tava lendo o blog Puuro Glamour da Cris que tem uma história super parecida com a minha (faz Letras na USP e Moda numa particular) e me deparo com este post que ela retirou do bog A Falsa Designer e reproduziu na íntegra. O post é tão bom (acho que nunca ri tanto na minha vida) que resolvi fazer a mesma coisa...as estudantes de moda vão se encontrar e as outras pessoas vão entender melhor esse nosso 'mundo'. Eis o post (lembrando que a autoria não é minha): 






Esse é um post de utilidade pública. Visa esclarecer algumas coisas para: quem um dia pensou em fazer faculdade de Design de Moda; quem tem uma certa convivência com alguém que estuda Design de Moda; ou quem é apenas curioso. Então vamos lá.



Estudante de Moda não é modelo
Nunca falaram isso pra mim, embora já tenham mencionado que eu podia ser modelo (aonde, com meus ínfimos 1,67m, enfim), mas como algumas amigas relataram o fato, eu acredito. Porque as pessoas acham que moda sempre vai ter uma passarela com uma modelo vestindo uma roupa estranha, como se as roupas viessem do nada.

Estudante de Moda não é costureira
Uma coisa que a minha professora de Tecnologia da Confecção sempre deixou claro para nós, no primeiro ano, é que a gente não precisava saber costurar bem, mas sim entender o processo. É claaaaaro que levaria dias para a gente explicar isso para as pessoas superlegais que aparecem: "Faz a barra da calça pra mim?", "Essa blusa tá larga, dá pra dar uma apertadinha?". Nessas horas sinto vontade de pegar meu desmanchador de costura/abridor de casas de botão e furar os olhos do ser até não poder mais.

Estudante de Moda não é patricinha
Não, os nossos trabalhos não são olhar vitrines e voltar pra casa abarrotadas de sacolas, tampouco fazer resenhas de artigos da Vogue ou qualquer coisa que o valha. Porque tem gente que acha que quem cursa Moda é aquela guria consumista e que adora comprar roupas. Muito pelo contrário, estudantes de Moda são frequentadoras assíduas de brechós e gostam de fazer customizações sem muita verba.

Estudante de Moda não é médium
As pessoas acham que para a gente criar basta apoiar a testa na mão e se debruçar em cima de uma folha de papel que as coisas aparecem, geralmente em forma de rabiscos incompreensíveis. Não tem nada a ver com inspiração divina: toda a criação provém de uma pesquisa extensa.

Estudante de Moda não é dona de ateliê
Se você quiser um vestido pra ir numa formatura ou casamento, por favor tome vergonha na cara e vá numa costureira. Tudo bem, tem gente que gosta de desenhar roupas de festa, mas eu não, mas só porque eu estudo Moda as pessoas acham que eu já estou habilitada para isso.

Estudante de Moda não é especialista em etiqueta
Não me pergunte qual a ordem dos talheres (é de fora para dentro, se não me engano), no que consiste um traje esporte fino, se se pode usar chapéu em casamento ao ar livre à tarde, essas coisas. As pessoas que estudam Moda podem naturalmente se interessar por isso e aprender, mas não está na nossa grade curricular, de jeito nenhum. Nossos exemplos de sucesso na profissão não são Gloria Khalil ou Constanza Pascolato.

Estudante de Moda não é louca
A esmagadora maioria da população, num levantamento rápido, acha que a gente passa anos enfiadas numa sala de aula para fazer roupas pro SPFW e nos perguntam: "Quem vai usar aquilo?". Aí acham que é uma perda de tempo estudar pra depois fazer roupas de plástico e arame. Cristo, não é assim que as coisas funcionam! Só estilistas renomados fazem aquilo, e obviamente que eles possuem uma linha de roupas "usáveis", por assim dizer. Grande parte de nós não vai chegar a fazer aquilo (eu, particularmente, não faço muita questão).

Estudante de Moda não é folgada
O nosso curso, teoricamente, é matutino. Mas devido ao acúmulo de atividades (já que temos muitas matérias por ano e toda professora acha, rigorosamente, que nós só temos a matéria dela e nos entope de trabalhos, fora os projetos interdisciplinares), o curso se torna, vespertino, noturno (como se chama algo referente à madrugada? Bom, é isso aí também)... Já passei mais de doze horas na universidade finalizando tarefas. Resultado: final de semestre estamos todas viradas nuns bagaços, com olheiras quase até o nariz. Fora crises de choro, estresse, gastrites, resfriados que não acabam nunca, dores pelo corpo, essas coisas. Uma colega minha teve até febre escarlatina ano passado! Ou seja, se você acha que é só oba-oba, assistir desfiles e discutir a semana de moda de Paris, esqueça.



Estudante de Moda não é gay 
Tá, mentira. Há casos de héteros, há gays assumidos e há aqueles que a gente pode passar dias discutindo "será que ele é? Será que ele é?". Eu, particularmente, gosto muito da minha mão e não a colocaria no fogo por ninguém, não. =P
 
O que acharam?? Eu ameeeeei!!



6 comentários:

  1. Ameiiiiiiiii!!!!!!! Tudo de bom. Morri de rir. E confesso que também desfez algumas imagens erradas que eu tinha sobre os estudantes de moda.

    ResponderExcluir
  2. Nossa...tb fiquei com vergonha de alguns preconceitos meus..otimo post!
    beijocas e boa semana!!
    www.mentevaziaeoficinade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Achei o máximo!!!!!
    já passei por várias situações parecidas!!!!!e que me deixava super constrangida pq como qualquer outro curso, no curso de moda tbém tem várias áreas de atuação!!!!
    Eu adoro o segmento que envolve o processo criativo, então estou aprimorando acabamentos na costura pq eu particularmente gosto. Como o próprio texto diz: eu não precisaria saber costurar, mas para mim, poder ir da inspiração temática, do desenho, da modelagem, até confeccionar a peça, acho o máximo, pois é muito bom idealizar e tornar real!!!! Outras vezes, quando gosto de alguma peça, tento reproduzir, para treinar modelagem e costura.
    Muito boa a iniciativa de repassar!!!!
    Bjim!!!!!

    http://munamo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAH, normal Amanda e Juliana, muitas pessoas pensam assim pq ninguém esclarece como funciona o nosso mundo!! Bruna: Que legal!!! Tbm quero aprender a costurar, mas só vou ter tempo depois de me formar!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu post, a propósito, vc já terminou de fazer a barra da minha calça? Vou precisar dela semana q vem.

    ResponderExcluir